SEO para Blogger: dicas simples para criar um blog lucrativo

Técnicas simples e infalíveis para aumentar suas visitas e aparecer no melhor resultado nas Buscas do Google.


Hoje muito se fala sobre SEO e a sua importância para a internet, mas se você nunca ouviu falar e não sabe do que se trata, recomendo que antes de continuar lendo esse artigo leia um pouco mais sobre SEO. Mas em resumo SEO é:


  1. SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.
Ele é fundamental para seu site ou blog, principalmente se a sua intenção é ganhar dinheiro. Se você já tem o seu blog, saiba que vai dar trabalho para aplicar todas as dicas aos seus artigos já existente, se você ainda está criando ou com poucos artigos, não deixe a preguiça e a pressa de publicar um artigo sem antes aplicar as dicas.

Escolhendo o tema do Blog.


Ao criar o seu blog, você escolhe um tema o qual irá ser o cargo chefe do seu blog, blogs que abordam tudo que é tipo de assunto muitas vezes até conseguem bastantes visitas, mas não rende muito dinheiro. E isso acontece por um motivo simples, publico diversificado de mais!
A uma probabilidade que diz que para cada 1 mil visitantes, 10 pessoas ou menos clicam em anúncios nos sites. Porém, quando o seu conteúdo é diversificado de mais, vai mostrar tudo quanto é tipo de anúncios e que muitas vezes nem tem nada a ver com o artigo que a pessoa está lendo.

Quem usa por exemplo o Google Adsense, ainda pode contar com os anúncios com base de interesses, ou seja, com base nas pesquisas e sites visitados da pessoa, quando ele entra nesses blogs os anúncios são com base nos interesses dele.

Mas se você usa programa de afiliados que pagam por comissão, não adianta você ter um blog sobre humor, por exemplo, e colocar anúncios de cama/mesa e banho de uma loja qualquer.

No exemplo mencionado, quem terá mais chance de converter visitas em vendas  com um anúncio sobre cama/mesa e banho é quem tem um blog falando sobre o Lar, decoração de casa. Ou seja, um blog segmentado para um público específico.

Então se você começou querendo escrever sobre tudo, reveja o seu conceito e a sua intenção com o blog: escrever a esmo ou torna-lo seu futuro trabalho e lucrativo!

Sugestão de artigos


Apos escolher o tema do seu blog o próximo passo é escolher os assuntos dos artigos. E uma boa dica para isso é usando o próprio tema do seu blog para descobrir as sugestões do Google.

Sugestão do Google - dicas para encontrar assuntos para artigos
pesquisas Google

Muitas vezes as próprias sugestões já aponta para assuntos pesquisados por outras pessoas, ajudando você escolher um artigo o qual as pessoas terão interesse.

Outra coisa importante é que o Google agora valoriza muito artigos completos, bem explicativos e que resolva o problema das pessoas, para que elas não tenham que fazer uma nova busca sobre o mesmo assunto. Na nova atualização de algoritmos de buscas do Google, batizado de Hummingbird, é justamente para  limpar as buscas de conteúdos incompletos e irrelevantes.

Organizando o seu artigo

Não ajuda muito escrever o melhor artigo do mundo e não sabe organiza-lo. Utilize a formatação de texto para deixar mas agradável a leitura e compreensivo até para os buscadores.

Heading tags no texto
Separar o que é título, subtítulo, título secundário e texto normal é fundamental para facilitar na compreensão do seu texto, isso nada mais é que as Heanding Tags do SEO
Outra coisa importante também, é marcar com negrito palavras importantes dentro do seu texto.

Imagens dentro do artigo

O Google não consegue rastrear imagens, e para garantir suas visitas no Google Imagens é preciso dar uma forcinha à ele. Para garantir visitas do Google Imagens é preciso usar o atributo alt nas imagens. E para inserir esse elemento do SEO nas suas imagens é muito fácil.

atributo ALT nas imagens

Como ativar metatags e descrição de pesquisas no Blogger

Muitos dizem que plataforma A, é melhor que B para SEO, talvez para loja virtuais tenha mesmo essa diferença, mas quando o assunto é blog, é tudo a mesma coisa.

Não existe palavras-chave mágicas que vai levar o seu blog ao topo das pesquisas e nem uma plataforma de Blog que te garanta isso!

Só uma coisa é importante para estar bem posicionado nas buscas: conteúdo de qualidade e saber usar as palavras certas para atrair visitas orgânicas. E isso você consegue em qualquer plataforma de blog.

ativando as metatags e descrição de pesquisas no Blogger
ativando as metatags e descrição de pesquisas no Blogger
Após ativar essa opção no seu Blogger, pense numa boa discrição, uma bem melhor que a minha, que resuma bem o seu blog. Essa discrição será sempre exibida quando a URL principal do seu blog for indexada no Google.

Ativando essa opção, todos os seus artigos irão ganhar um novo campo ao lado direito, que é a descrição de pesquisa.
Nesse espaço você deve digitar todas as palavras-chaves que descrevam o seu artigo, de preferência que não ultrapasse 140 carácteres.


Bom, essas são as técnicas simples, porém, poderosas de SEO para alavancar o seu negócio e impulsionar as visitas do seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário